José Carlos Malato, apresentador, em Monforte

Após ter apelado ao voto nas eleições para a Presidência da República e de ter manifestado o seu apoio a Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, José Carlos Malato recebeu com surpresa e deceção os resultados no Alentejo, onde André Ventura, líder do Chega, conseguiu ficar em segundo lugar em diversos concelhos da região. Natural de Monforte, onde tem uma praça com o seu nome, o apresentador da RTP não perdeu tempo a comentar no Instagram os resultados que, no caso da sua terra, foram 31,41% de votos para Ventura, que ficou logo a seguir a Marcelo Rebelo de Sousa. E foi duro nas palavras, descontente com o rumo escolhido pelos habitantes. “O Alentejo é uma vergonha. Gente sem memória! Sou lisboeta, a partir de hoje.”

As duras críticas ao apresentador começaram a surgir de forma quase imediata. “Alentejanos como você não precisamos”, escreveu uma senhora numa das publicações de Malato. “Se tens vergonha do Alentejo, imagina os alentejanos de ti?!”, “Vá para Lisboa e não volte! O Alentejo não precisa de homens a pintar os lábios de vermelho” ou “O senhor, como figura pública que é, não deveria manifestar as suas tendências políticas dessa maneira, fica muito feio. Também não se esqueça de uma coisa: são os portugueses que pagam o seu chorudo ordenado e neles estão incluídos os alentejanos que o senhor tão maltratou. Faça uma reflexão e peça desculpa Na minha humilde opinião, é o mínimo que pode fazer” são alguns dos muitos comentários menos abonatórios que encheram a rede social do comunicador. A atriz Maria Vieira, apoiante do Chega, também não se calou, proferindo injúrias dirigidas a José Carlos Malato. “E depois vem esta criatura infeliz e mal-amada, vem este Malato que nada realiza, que nada produz e para que nada serve, vem este ‘animador’ de pantalha que vive à custa do dinheiro público, do dinheiro suado pelos mesmos que agora insulta, vem esta personagem de olhos tristes e vazios afirmar publicamente que ‘o Alentejo é uma vergonha’, injuriando assim a inteligência, o carácter e as escolhas de um povo que é a antítese dos Malatos desta vida”, afirmou.

Mas a revolta dos alentejanos não ficou por aqui. Depressa foi criada uma petição pública, que circula desde o dia 27 de janeiro, para que o nome do largo em homenagem ao apresentador da RTP, embaixador do Alentejo, seja alterado. A petição “Mudar o nome da Praça José Carlos Malato”, que até à data já tem mais de quatro mil assinaturas e algumas propostas para o novo nome, demonstra o descontentamento dos monfortenses e não só. A essa manifestação pública, juntaram-se também ameaças de que tem sido alvo desde então. “Ele tem sido muito atacado, tem sofrido diversas ameaças. Os alentejanos ficaram furiosos com o que disse. Devia ter sido mais sensato”, garante fonte ouvida pela nossa publicação.

Às críticas, e contactado pela TvMais, Malato responde de forma serena. “Não alimento ódios que nada têm a ver com o Alentejo”, disse, referindo que não se deixa levar pelo medo: “Todos estamos sujeitos ao ódio, especialmente as minorias. Cada vez mais, infelizmente. Temos de viver com isso. Resistir e não alimentar. O futuro vai dar-nos razão. Quero estar do lado certo da história”. Já sobre as ameaças, prefere não adiantar o assunto. “Nada mais a declarar, por enquanto”, frisou o comunicador, que já vendeu o monte que tinha em Monforte e de que não usufruía muito.

Goucha longe de polémicas
Com um monte na mesma zona de onde é oriundo José Carlos Malato, Manuel Luís Goucha tem estado alheio a esta polémica que envolve o colega e antigo vizinho. “Não faço a mínima ideia, sinceramente. Fui ao Alentejo no passado fim de semana, mas não saí do monte, não fui à vila, ainda por cima agora em confinamento. Mais importante que insultar quem votou André Ventura é tentar perceber porque o fizeram, que razões
os levaram a votar assim”
, sublinhou.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

José Carlos Malato faz voluntariado em tempo de pandemia

A estrela da RTP prepara sacos com refeições quentes, pão iogurtes e fruta para entregar a pessoas carenciadas. Mesmo sendo de risco, sente que não pode ficar em casa…

Televisão

José Carlos Malato sobre Cristina Ferreira: "deixou de fazer parte da gente"

O apresentador da RTP reagiu à troca de Cristina com uma mensagem enigmática.

Famosos

Lili Caneças recebe crítica de José Carlos Malato, responde e é defendida pelos fãs

Entenda o caso!

Mais no portal

Famosos

Alexandra Lencastre teve alta hospitalar

A atriz estava internada há quase duas semanas, depois de ser infetada pela covid-19.

Televisão

Ljubomir Stanisic queimou-se gravemente durante gravações de "Hell's Kitchen"

O chef revela o que fez quando percebeu que se tinha magoado.

Famosos

Na reta final da gravidez, Andreia Rodrigues mostra a barriguinha!

A apresentadora espera pela segunda filha, fruto do casamento com Daniel Oliveira.

Famosos

Lourenço Ortigão vendeu as ações da TVI que detinha

O ator já não é mais acionista do grupo Media Capital.

Famosos

Cristina Ferreira conta segredo para estar mais magra

A apresentadora admite que está mais magra e revela o que fez para chegar ao peso que considera ideal.

Televisão

João Paulo Rodrigues estreia novo concurso de música na RTP

"Não Te Esqueças da Letra!" é o novo programa dos sábados à noite na estação pública.

Dá que falar

Leia em casa: A TvMais já está disponível na versão digital

Para ler no seu computador, telemóvel ou tablet.

Famosos

Cristina Ferreira tem "revelação ao país" - O que acha que a apresentadora vai dizer?

Um comunicado anunciado através de um vídeo promocional na TVI.

Famosos

Kelly Bailey derrete-se por Lourenço Ortigão: "Uma bomba"

O ator é capa de uma conhecida revista de boa forma, e a atriz não deixa de comentar o corpo do namorado!

Famosos

Xana Abreu revela ter sido procurada pela família paterna depois de "Alta Definição"

Na entrevista a Daniel Oliveira, a cantora contou que foi abandonada pelo pai quando tinha 1 ano. Agora, familiares retomaram o contacto.

Televisão

As primeiras concorrentes de "All Together Now"

Já têm experiência na música e vão brilhar no novo concurso de Cristina Ferreira, a partir de dia 7. Veja-as em palco! (vídeo)

Dá que falar

A história de Selena Quintanilla, assassinada pela presidente do clube de fãs

Aos 23 anos a "rainha da música Tejana" teve os sonhos interrompidos. A história é tema do terceiro episódio de Crime sob o Holofote.