LINDA Joana Santos

Há muito que não a víamos no papel de boazinha. Desde “Dancin’ Days”, em 2013. Agora, é a Linda de “Amor, Amor”, a nova novela da SIC, que já conquistou os portugueses. E o desafio não podia ter vindo em melhor altura.

“Quando o Daniel [Oliveira] me falou sobre esta personagem, a primeira coisa que lhe disse foi: não sei cantar. E comecei logo a pensar em ter aulas, algo que, por acaso, há já algum tempo que achava importante para a minha profissão”, começa por contar à TeleNovelas, revelando que sente ter aprendido algo, agora que já se passaram três meses desde o arranque da trama. “Não sou cantora profissional, mas se calhar até consigo chegar a alguma coisa… E noto alguma evolução”, salienta. Dar vida a esta mulher tem sido uma grande alegria, até porque, como faz questão de realçar, “é tão diferente” daquilo que já fez! “Tem leveza… Há drama, aquele que tem de ter uma novela, claro, mas ao mesmo tempo ela é superdespachada, para a frente!” E reforça que a sua Linda não é só boazinha. “Ela às vezes faz muita porcaria. Toda a situação que vive com o Romeu [Ricardo Pereira] e quando o beijar, traindo o Bruno [Paulo Rocha]… Ela tem as suas coisinhas más. E também a forma como às vezes trata a irmã, Cátia [Mariana Pacheco]… É uma personagem muito completa.”

Uma mãe descontraída
Fundamental para aceitar o convite da SIC e da SP Televisão foi poder levar a filha, Mia, de 8 meses, para o estúdio. “Queria muito voltar, mas uma das condicionantes foi realmente trazê-la. Ainda estou a amamentar e queria muito continuar a fazê-lo. Deram-me as condições para isso e cá estou eu”, refere. A chegada de um segundo filho veio completar a vida de Joana Santos. “Estou muito contente por ter um casalinho. Está a correr superbem, eles dão-se muito bem. O Ari é muito protetor, não tem nada de ciúmes. Adora-a! Não podia pedir melhor”, anuncia, reforçando, ainda assim, que não é nada fácil “ter dois filhos e ser protagonista de uma novela”. “Mas, quando nos conseguimos organizar, tudo corre bem”, acrescenta ela, que diz ser muito tranquila em relação às crianças. “Sou uma mãe descontraída, mas as outras pessoas é que me podem avaliar melhor”, ri-se.

A estrela da SIC foi mãe em pleno pico da pandemia, em abril de 2020, e tem vivido toda esta nova realidade com alguma cautela. Mas sem cair em extremos. “Na altura, fiquei um bocadinho assustada, mas temos é de nos manter informados q.b. Ver bem aquilo que lemos para nos informar e levar um dia de cada vez. As coisas vão resolver-se. Pensamento positivo, acima de tudo! O importante é não viver com medo”, alerta. Quando recebeu o convite da SIC, a atriz procurou perceber como estavam as produções a adaptar-se aos novos cuidados. “A nossa profissão deve ser das poucas em que temos de tirar a máscara para trabalhar. Temos muitos cuidados, não só por nós mas pelos outros. Antes de vir, fiz muitas perguntas a quem já estava a gravar outras novelas sobre como era trabalhar nesta altura e a verdade é que nos habituamos, como em tudo”, finaliza.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Mais no portal

Famosos

Os detalhes do visual de estreia de Fátima Lopes na SIC

O branco foi a cor escolhida para a "Gala dos Sonhos"

Famosos

Renato Godinho comemora 25 anos de estreia no teatro

Com um tesourinho da primeira experiência em palco!

Televisão

Tony, Mickael e David Carreira protagonizam momento de maior emoção da Gala dos Sonhos

Pai e filhos subiram ao palco para cantar um tema de muito significado em homenagem a Sara Carreira. Veja o vídeo.

Famosos

Rodrigo Guedes de Carvalho elogia Cláudio França: "É preciso ser uma pessoa inteligente para fazer este papel"

Veja a entrevista exclusiva com os pivôs da SIC

Holofote TV

Cláudio Ramos: "Talvez seja a primeira vez na história da televisão que o daytime esteja a ser feito de forma equilibrada"

O apresentador do "Dois às 10" mostra-se feliz ao fazer o balanço do último ano e afirma que as audiências não o fazem "perder o sono"

Lifestyle

Descarregue o Guia para organizar o Natal

Para que a noite de Natal seja uma alegria, o ideal é preparar tudo com calma. Nós ajudamos!

Televisão

Traição em "Amor Amor": Linda une-se a Ângela

Para o choque de Mel e Sandra

Dá que falar

Alergia fatal ou insolação? As teorias sobre a morte misteriosa de Bruce Lee aos 32 anos

O ator morreu apenas 6 dias antes da estreia de "O Dragão Ataca". As causas permanecem um mistério até hoje

Famosos

Inês Gutierrez faz desabafo no dia do seu aniversário

"Foi um ano de superação, mas a cima de tudo, de crescimento. Um ano em que conheci lugares feios que jamais achei que tivessem espaço na minha vida alegre.

Famosos

Fanny Rodrigues continua em festa. Saiba porquê...

A apresentadora comemorou 30 anos recentemente

Famosos

Descubra qual é o destino de sonho de Ricardo Pereira

E esta não é a primeira vez que visita esta zona de sol, praia e mar cristalino

Famosos

Laura Dutra fala sobre as cenas finais da personagem de Maria João Abreu: "Ela estava ali connosco!"

A atriz diz que "não foi nada fácil" gravar o fim de Sãozinha na novela "A Serra"