LINDA Joana Santos

Há muito que não a víamos no papel de boazinha. Desde “Dancin’ Days”, em 2013. Agora, é a Linda de “Amor, Amor”, a nova novela da SIC, que já conquistou os portugueses. E o desafio não podia ter vindo em melhor altura.

“Quando o Daniel [Oliveira] me falou sobre esta personagem, a primeira coisa que lhe disse foi: não sei cantar. E comecei logo a pensar em ter aulas, algo que, por acaso, há já algum tempo que achava importante para a minha profissão”, começa por contar à TeleNovelas, revelando que sente ter aprendido algo, agora que já se passaram três meses desde o arranque da trama. “Não sou cantora profissional, mas se calhar até consigo chegar a alguma coisa… E noto alguma evolução”, salienta. Dar vida a esta mulher tem sido uma grande alegria, até porque, como faz questão de realçar, “é tão diferente” daquilo que já fez! “Tem leveza… Há drama, aquele que tem de ter uma novela, claro, mas ao mesmo tempo ela é superdespachada, para a frente!” E reforça que a sua Linda não é só boazinha. “Ela às vezes faz muita porcaria. Toda a situação que vive com o Romeu [Ricardo Pereira] e quando o beijar, traindo o Bruno [Paulo Rocha]… Ela tem as suas coisinhas más. E também a forma como às vezes trata a irmã, Cátia [Mariana Pacheco]… É uma personagem muito completa.”

Uma mãe descontraída
Fundamental para aceitar o convite da SIC e da SP Televisão foi poder levar a filha, Mia, de 8 meses, para o estúdio. “Queria muito voltar, mas uma das condicionantes foi realmente trazê-la. Ainda estou a amamentar e queria muito continuar a fazê-lo. Deram-me as condições para isso e cá estou eu”, refere. A chegada de um segundo filho veio completar a vida de Joana Santos. “Estou muito contente por ter um casalinho. Está a correr superbem, eles dão-se muito bem. O Ari é muito protetor, não tem nada de ciúmes. Adora-a! Não podia pedir melhor”, anuncia, reforçando, ainda assim, que não é nada fácil “ter dois filhos e ser protagonista de uma novela”. “Mas, quando nos conseguimos organizar, tudo corre bem”, acrescenta ela, que diz ser muito tranquila em relação às crianças. “Sou uma mãe descontraída, mas as outras pessoas é que me podem avaliar melhor”, ri-se.

A estrela da SIC foi mãe em pleno pico da pandemia, em abril de 2020, e tem vivido toda esta nova realidade com alguma cautela. Mas sem cair em extremos. “Na altura, fiquei um bocadinho assustada, mas temos é de nos manter informados q.b. Ver bem aquilo que lemos para nos informar e levar um dia de cada vez. As coisas vão resolver-se. Pensamento positivo, acima de tudo! O importante é não viver com medo”, alerta. Quando recebeu o convite da SIC, a atriz procurou perceber como estavam as produções a adaptar-se aos novos cuidados. “A nossa profissão deve ser das poucas em que temos de tirar a máscara para trabalhar. Temos muitos cuidados, não só por nós mas pelos outros. Antes de vir, fiz muitas perguntas a quem já estava a gravar outras novelas sobre como era trabalhar nesta altura e a verdade é que nos habituamos, como em tudo”, finaliza.

Palavras-chave

Mais no portal

Dá que falar

4 hinos para apoiar a seleção nacional no Euro 2020

Portugal estreia-se na competição a 15 de junho e não faltam canções para celebrar a equipa!

Televisão

Tensão em "Bem Me Quer": Lara envenena Henrique

A irmã de Artur está a matar o namorado, mas desta vez há quem a veja a pôr um estranho pó na bebida que entrega ao pai de Maria Rita

Dá que falar

O Holofote faz dois anos! Veja os artigos mais populares dos últimos 12 meses

No dia do nosso aniversário, recorde alguns dos temas que mais deram que falar!

Televisão

Vingança em "A Serra": Carlota invade moinho de Fátima e rasga todas as sacas de farinha

A empresária descobre que a rival conseguiu o seu ADN e mandou fazer um teste, ficando furiosa. Mais uma vez, prejudica o negócio da pastora para mostrar o seu poder

Televisão

Ana Palma: Agricultora tem vida marcada por violência, álcool e separações

Aos 36 anos, sonha ser mãe e é no campo que se sente feliz, mas, por detrás do sorriso, esta alentejana esconde um passado infeliz no amor e com muitas desilusões, que incluem situações mais delicadas….

Televisão

Trégua em "Festa é Festa": Tomé propõe aliança a Bino

Ao perceber que a imigrante pode vencer as eleições para a Comissão de Festas, o dono do café quer juntar-se ao rival para a combater, mas o presidente da junta acaba por o trair com... São!

Televisão

Tragédia em "Amor, Amor": Cátia incendeia quarto de Bruno

Veja as imagens!

Famosos

Herman José e Cristina Ferreira juntos na Madeira

Os apresentadores estão a aproveitar uns dias na ilha e há vídeo dos dois juntos!

Famosos

Cristina Ferreira e Diana Chaves apostam no mesmo modelo de jumpsuit - Saiba quanto custa!

Mais uma vez as apresentadoras mostram muito estilo ao escolherem uma peça de roupa igual.

Famosos

Ana Guiomar e Diogo Valsassina celebram data especial

Após comemorarem 15 anos de namoro, houve mais um dia marcanta para o casal.

Famosos

Leonor Poeiras aplaudida por esta famosa apresentadora

Saiba de quem se trata, bem como o motivo do elogio.

Famosos

As críticas ao desempenho de Júlia Palha como apresentadora

A jovem estreou-se fora da representação na SIC.