Na tarde desta segunda-feira, dia 4 de janeiro, Júlia Pinheiro exibiu no seu programa da tarde da SIC uma entrevista bastante emotiva a João Francisco Lima, o filho mais velho de Pedro Lima, fruto da relação com Patrícia Piloto. O jovem de 21 anos afirmou que quer ser uma voz ativa na luta pela saúde mental. Recorde-se que o ator Pedro Lima tirou a própria vida em junho de 2020, depois de uma longa batalha contra a depressão.

O jovem falou sobre as memórias com o pai na infância: “Na praia”, conta João, que diz que ambos eram muito ativos: “sempre tinhamos que estar a fazer qualquer coisa”. “O desporto sempre foi aquilo que nos ligou mais”, conta João, que diz que tal como o pai, mantém um “espírito competitivo”.

Morte de Pedro Lima e a saúde mental

Júlia Pinheiro começa a falar sobre a morte de Pedro Lima ao perguntar como era João antes do dia 20 de junho: “Sempre fui a pessoa que se responsabilizava pela organização e o bom funcionamento das dinâmicas”, conta João que depois da morte do pai confessa: “Comecei a estar mais virado para mim”. É quando Júlia pergunta: “E estás bem?”, ao que João responde: “É um choque, é um drama muito forte. Se eu estou bem? Não estou, como é obvio. E sinto-me bem em não estar”.

João Francisco afirmou que um dos motivos para estar a conversar com Júlia Pinheiro é trazer consciência sobre a importância de desmistifcar a saúde mental. “Estou triste, tenho um sentimento de falta muito grande, saudades. Mas continuo com o foco no sítio certo a tentar fazer o meu caminho”, diz o jovem. O filho de Pedro Lima diz que está a ter consultas com uma psicóloga semanalmente e afirma não esconder fazer psicoterapia: “Faço questão de verbalizar esta ação no sentido de normalizar”.

Júlia perguntou a João se o jovem sentia que o pai estava triste nos últimos tempos, ao que João confirmou: “Ele partilhava comigo. Ele dizia que se sentia triste, que estava preocupado.”

O jovem manteve-se sereno ao longo de toda a entrevista, mas emocionou-se ao falar da tatuagem que fez em homenagem ao pai: a última fotografia que Pedro Lima partilhou no Instagram. “É uma imagem que representa muito que é: ele a correr para o mar. A seguir a família, acho que era a segunda paixão. Era onde encontrava o seu equilíbrio”, conta João. “É uma forma de trazê-lo sempre comigo. Quando eu correr para o mar ele corre comigo”.

Palavras-chave

Aproveite esta oferta especial, assine a TvMais por apenas €1,30/edição. ASSINE JÁ

Relacionados

Mais no portal