Quem a vê não imagina que a 2 de dezembro fará 60 anos. É que Judite Sousa continua praticamente igual ao que víamos diariamente nos ecrãs da TVI até meados de 2019. Um ano depois de ter deixado o canal, a jornalista está dedicada a outras coisas. Foi a moderadora da apresentação da mais recente obra de José Rodrigues dos Santos, “O Manuscrito de Birkenau”, e conversou com a TvMais sobre a nova vida. De vermelho e com um sorriso nos lábios, a comunicadora admitiu sentir-se bem e feliz. “Trabalhei durante muitos anos e chegou o momento em que precisava de tempo para mim, para pôr as ideias no seu devido lugar. Há uma altura na nossa vida em que temos de saber fazer uma pausa ou até reinventarmo-nos. Estou entre uma fase e a outra”, disse, explicando em seguida: “Tenho feito várias coisas, como conferências, dado aulas, tenho estado com os meus amigos, descansado e aproveitado para ler”. Para além disso, encontrou um novo hobby: o exercício físico. “Tenho feito muita ginástica, praticamente todos os dias. Preocupo-me muito com a minha saúde física e em não ficar perra. E gosto! A dada altura custa, para quem não estava habituada como eu, mas a fazer todos os dias, e ainda por cima tendo um ginásio perto de casa, torna-se mais fácil”, sublinhou.

Com uma carreira de quatro décadas, a jornalista não esconde que sente falta do ambiente de uma redação. “Tenho, sobretudo, saudades da adrenalina nas redações, aquele período entre as seis da tarde e as oito da noite em que toda a gente está a correr de um lado para o outro para ultimar o “Jornal” das 20 h. Tenho saudades desse tempo, mas mantenho-me em contacto com os meus amigos da comunicação social e tudo corre normalmente”, reforçou Judite Sousa, ela que continua muito atenta a tudo o que se faz. “Não quis afastar-me deste mundo. Leio tudo e procuro ver aquilo que me interessa. Tento estar sempre atualizada, ver os jornais da noite, ler as revistas e os jornais.”

Desde que deixou a TVI, em novembro de 2019, não teve qualquer abordagem para regressar à televisão. “A hipótese de um convite não se colocou. E acho que também não se vai pôr agora. Mas não sei, não sei responder [se aceitaria um convite irrecusável]. Estou a sentir-me bem com a vida que tenho levado. Uma vida mais tranquila”, garantiu, revelando que recebe várias mensagens de pessoas que dizem ter saudades de a ver nos ecrãs. Ainda assim, não acredita que seja hora de voltar. “Não é uma coisa em que pense muito.
A vida tem várias etapas, vários momentos. Este é o momento de estar mais resguardada.”
Agora, Judite Sousa acha que é altura de dar lugar “às gerações mais novas”. “Os mais novos têm de ter oportunidades para conseguirem chegar a posições que eu, tendo começado a trabalhar com 18 anos, consegui. E essa ideia entusiasma-me bastante”, disse, certa de que há muito bons profissionais um pouco por todos os meios.
O mundo da comunicação, ao nível da decisão editorial, ainda está muito entregue às pessoas da minha geração, mas mais tarde ou mais cedo essa renovação irá acontecer. E é importante que aconteça, que surjam ideias novas, outros olhares sobre o jornalismo, outras ideias. Isso é tudo muito positivo. Não devemos agarrar-nos aos lugares por muito que nos tenha sido difícil conquistá-los. Devemos saber refletir, parar. E se num determinado momento acharmos que é altura de darmos o lugar a outro, fazê-lo sem qualquer tipo de problema e com humildade. Foi isso que fiz, no fundo”, esclareceu.

Em tempos de pandemia, também Judite fez mudanças na sua vida. “Tem sido um período muito difícil para todos, porque o isolamento não foi feito para o ser humano. Esta pandemia veio interpelar-nos a aprender a viver em comunidade de uma forma diferente da que estávamos habituados”, frisou. Assegura que tem estado bem, mas não esconde que é uma privilegiada. “Tenho uma casa com terraço”, lembrou. E tem conseguido estar próxima dos que lhe são mais queridos. “Ainda se vai conseguido estar, com alguma dificuldade, com algum esforço. E há sempre o telefone, que ajuda”, partilhou.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Famosos

Judite Sousa recordou o filho: "Sem ti, tudo perdeu sentido"

André Sousa Bessa celebraria mais um aniversário no dia 10 de abril.

Famosos

Nostálgica, Judite Sousa partilha foto antiga

A jornalista recordou a sua passagem pela China

Famosos

As férias de Judite Sousa nas Maurícias em fotos

A jornalista escolheu este destino paradisíaco para relaxar.

Mais no portal

Televisão

Audiências: "Big Brother Famosos" vence e alcança 1,5 milhão de telespectadores

Cristina Ferreira já reagiu aos números do último domingo: "Obrigada!"

Televisão

"BB Famosos": Namorada de Liliana reage à polémica da última gala

Depois de ser confrontada em direto e falar sobre a relação com Bruno de Carvalho, Liliana disse: "Eu gosto de mulheres sim e se me apetecer gostar do Bruno, vou gostar do Bruno"

Famosos

Fãs brasileiros inundam de comentários o Instagram de Carolina Loureiro

E há um motivo bastante especial para o interesse na atriz portuguesa!

Televisão

Big Brother Brasil estreia hoje na Globoplay - Conheça os participantes

Pela primeira vez o reality show sera transmitido em direto em Portugal.

Famosos

Catarina Furtado surge com franja e surpreende fãs

O visual escolhido para a noite do último domingo, 16 de janeiro, está a dar que falar!

Famosos

Georgina Rodriguez mostra a barriguinha de grávida

Nas novas fotografias partilhadas pela modelo, é possível ver a barriguinha de grávida de gémeos!

Famosos

Afinal, como realmente morreu Jim Morrison?

O caso misterioso é tema do novo episódio de Crime sob o Holofote

Famosos

As reações dos famosos ao cabelo 'curto' de Cristina Ferreira

A apresentadora surpreendeu com o visual escolhido para a gala mais recente do "Big Brother Famosos".

Famosos

Morreu Françoise Forton

A atriz tinha 64 anos.

Televisão

Estão escolhidos os finalistas do "The Voice Portugal" - Reveja as atuações

Saiba quem são os 5 concorrentes que vão disputar o grande prémio

Famosos

Cláudio Ramos regressa ao "Dois às 10": "Aqui vou eu para os braços da Maria"

Depois de uma semana de férias, o apresentador já regressou ao programa da manhã da TVI

Televisão

As palavras de Ana Garcia Martins a Leandro na gala do 'BB Famosos': "Teve um jogo absolutamente miserável"

A comentadora não poupou o cantor quando avaliou o seu desempenho no jogo.