Quase dois anos depois de ter trocado o Porto Canal pela TVI e a sua cidade pela capital para substituir Cristina Ferreira em “Você na TV!”, Maria Cerqueira Gomes é a figura em destaque na edição de novembro da revista “Cristina”. É aí que revela como viveu todo o processo e o que sofreu com esta mudança, que começou por ser um sonho concretizado mas que acabou por ter um preço demasiado elevado na sua vida, a começar pela distância dos filhos, Francisca, na altura com 16 anos, e João, que tinha apenas 1 ano e meio, que não soube gerir, e do então companheiro, António Miguel Cardoso, de quem acabou por se separar perto da data do casamento, como a própria conta. “Uma relação não acaba porque alguém persegue um sonho. A distância agudizou o que já estava mal”, diz sobre o separação, frisando: “A relação não acabou porque o nosso amor acabou. Isso é triste. Acabámos porque temos formas de estar muito diferentes”. As saudades dos filhos foram um tormento para Maria. “Custava-me muito o momento de entrar em casa e não ouvir o barulho, não ouvir ‘mãe’. Isso é fatal, principalmente para uma pessoa como eu, que sou de afetos e de toque. Foi horrível.”

A apresentadora tinha aceite de imediato o convite, pois “quem faz televisão sabe que há oportunidades que não passam duas vezes”, mas em pouco tempo o sonho tornou-se um pesadelo, com Maria a ter desejado continuar no canal de cabo. “Percebi que estava a fazer um esforço para ser feliz e realizar um sonho. Afinal, não estava a ser feliz a realizar esse sonho.” Além de se ver obrigada a gerir as saudades da família, teve de aprender a conquistar um lugar que tinha sido de outra pessoa e ao lado de um veterano como Manuel Luís Goucha, que, assume, por vezes não a tratou da melhor forma. “O Manel não ajudou sempre… e ele sabe, também. Não ajudou sempre e é natural, consigo perceber porquê. Foi um ano muito difícil para mim, mas foi um ano ainda mais difícil para o Manel”, explica durante a entrevista.

“E quanto mais triste, irritado e desnorteado ele estava, mais complicava a minha vida, porque estava mais atiçado. E eu notava isso no ar”, acrescenta. Foi complicado encontrar o seu lugar nas manhãs do canal de Queluz. “Estava numa posição: ‘Este programa é dele e sempre foi dele’. É muito difícil. Foi uma das grandes dificuldades que tive. Não tenho o feitio [de Cristina]… Às vezes, é preciso pôr os pontos nos is. Aquele programa era dele desde sempre. Vinha uma pirralha pôr-se no lugar de quem?! Tinha muito medo de falar por cima, de me impor. Estava muito habituada a ter um espaço só meu.” Com o tempo, foram-se conhecendo e aceitando, mas houve assuntos que ficaram por conversar. “O Manel nunca me disse abertamente que estava mal. Ainda hoje. Sei que foi um processo para todos. Acho que para os três. Consegui começar a lê-lo. Sei exatamente quando ele teve um dia melhor ou pior. Sei exatamente quando sai de uma sala de audiências e sei como ele chega. Já não precisa de dizer nada”, diz, sem rodeios.

Palavras-chave

Mais no portal

Dá que falar

4 hinos para apoiar a seleção nacional no Euro 2020

Portugal estreia-se na competição a 15 de junho e não faltam canções para celebrar a equipa!

Televisão

Tensão em "Bem Me Quer": Lara envenena Henrique

A irmã de Artur está a matar o namorado, mas desta vez há quem a veja a pôr um estranho pó na bebida que entrega ao pai de Maria Rita

Dá que falar

O Holofote faz dois anos! Veja os artigos mais populares dos últimos 12 meses

No dia do nosso aniversário, recorde alguns dos temas que mais deram que falar!

Televisão

Vingança em "A Serra": Carlota invade moinho de Fátima e rasga todas as sacas de farinha

A empresária descobre que a rival conseguiu o seu ADN e mandou fazer um teste, ficando furiosa. Mais uma vez, prejudica o negócio da pastora para mostrar o seu poder

Televisão

Ana Palma: Agricultora tem vida marcada por violência, álcool e separações

Aos 36 anos, sonha ser mãe e é no campo que se sente feliz, mas, por detrás do sorriso, esta alentejana esconde um passado infeliz no amor e com muitas desilusões, que incluem situações mais delicadas….

Televisão

Trégua em "Festa é Festa": Tomé propõe aliança a Bino

Ao perceber que a imigrante pode vencer as eleições para a Comissão de Festas, o dono do café quer juntar-se ao rival para a combater, mas o presidente da junta acaba por o trair com... São!

Televisão

Tragédia em "Amor, Amor": Cátia incendeia quarto de Bruno

Veja as imagens!

Famosos

Herman José e Cristina Ferreira juntos na Madeira

Os apresentadores estão a aproveitar uns dias na ilha e há vídeo dos dois juntos!

Famosos

Cristina Ferreira e Diana Chaves apostam no mesmo modelo de jumpsuit - Saiba quanto custa!

Mais uma vez as apresentadoras mostram muito estilo ao escolherem uma peça de roupa igual.

Famosos

Ana Guiomar e Diogo Valsassina celebram data especial

Após comemorarem 15 anos de namoro, houve mais um dia marcanta para o casal.

Famosos

Leonor Poeiras aplaudida por esta famosa apresentadora

Saiba de quem se trata, bem como o motivo do elogio.

Famosos

As críticas ao desempenho de Júlia Palha como apresentadora

A jovem estreou-se fora da representação na SIC.