Tenho 55 anos e o médico mandou-me fazer uma densitometria óssea. Diz que tenho osteoporose e osteopenia. O que significa isto? Há cura? O que posso fazer para melhorar a minha vida? Ana, por e-mail

Osteopenia é uma classificação densitométrica da sua massa óssea, enquanto osteoporose é já o diagnóstico de uma doença. Detalhando um pouco mais, diria que osteopenia significa “baixa massa óssea” enquanto osteoporose corresponde a uma doença que tem risco aumentado de fraturas.
Qual a diferença entre estas duas designações? Bom, a “baixa de massa óssea significa que, quando comparada com uma população-padrão (e pode não ser portuguesa…), a densidade óssea medida fica abaixo da média daquela população. Mas, e aqui importa conhecer bem este detalhe, é necessário saber com qual dos índices de massa óssea foi comparada, se com a média das mulheres da sua idade (o chamado Z-Score) ou com a média das mulheres de 30 anos (T-Score). Como compreenderá, é muito diferente compará-la com o T-Score das mulheres de 30 anos…

Em termos práticos, ter osteopenia é, digamos em linguagem coloquial, “pisar o risco” e corresponde à perda de osso que todos vamos tendo a partir dos 30 e poucos anos. Uns mais do que outros e todos partindo de “picos de massa óssea”, que são diferentes para cada um de nós. É que, se formos “muito ricos” em massa óssea até ao início da idade adulta, poderemos perdê-la ao longo do tempo e ficaremos sempre com o suficiente… (na condição de não termos doença ou acontecimento que nos faça perder toda aquela vantagem!).

Já quanto ao critério de doença osteoporótica por definição, considera-se quando o tal T-Score (que nos compara com os 30 anos) está abaixo dos -2,5. Quanto à cura, dir-lhe-ia que tem “cura” desde que, em termos densitométricos, alcance uma massa óssea normal e aqui há também uma grande diferença naqueles dois diagnósticos. Na osteopenia, as medidas são apenas suplementação de cálcio e vitamina D (exposição solar ou suplemento) conjugada com exercício físico adequado, enquanto que na osteoporose adicionamos medicamentos que atuam aumentando a massa óssea.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Vanessa Martins: "Nunca foi minha intenção ofender com o uso da palavra 'desleixada'"

Depois de gerar muitos comentários negativos nas redes sociais, a empresária decidiu explicar o termo usado.

Televisão

Fortes emoções em"Nazaré": Rui rapta e tortura Nazaré

Veja as imagens exclusivas!

Televisão

Sandra desisitiu da repescagem do "Big Brother" - TVI vai ressarcir os telespectadores que votaram

Entenda!

Famosos

Esta novidade pode fazer Carolina Loureiro perder a atenção de Vitor Kley

"Comprei a minha própria guerra", diz a atriz. Entenda!

Famosos

Cláudio Ramos recorda encontro com Manuel Luís Goucha há 20 anos: "a ele que disse pela primeira vez que queria fazer isto"

O próximo apresentador das manhãs da TVI fala do momento marcante do início da carreira.

Famosos

Luciana Abreu faz acusações chocantes em processo contra o ex-marido

Na reta final do julgamento do divórcio sem consentimento de uma das partes e alguns dias antes das alegações finais, a estrela da SIC acrescentou dados bombásticos ao processo! Luciana acusa o ex-companheiro de a violar e de consumir substâncias ilícitas

Televisão

Cristina Ferreira e Pedro Teixeira juntos em programa diário na TVI

Tudo sobre o segredo mais bem guardado!

Dá que falar

Juliana Paes está a incendiar as redes sociais com estas fotografias - e até Rita Pereira reconhece!

A atriz brasileira está de férias nas Maldivas e tem partilhado imagens muito sensuais!

Televisão

Cláudio Ramos mostra-se feliz com futuro na TVI

Depois de muito suspense e alguma incerteza do público sobre o destino do apresentador, o novo programa foi apresentado!

Famosos

Rita Pereira apresenta novo membro da família!

A atriz tem uma grande novidade.

Famosos

Sónia Araújo completa 50 anos! Recorde a carreira da apresentadora em imagens

A frente do "Praça da Alegria" há 25 anos, veja alguns dos principais momentos de Sónia Araújo na televisão e não só!

Famosos

Morreu o pai de Maria João Abreu

"A tua partida deixa um vazio enorme no meu coração", lamenta a atriz.