Andreia Rodrigues é dona orgulhosa da cadela Roma e sempre afirmou o seu amor pelos animais, estando envolvida em campanhas de adoção. Por lhe ser uma causa tão próxima, no seu Instagram, a apresentadora da SIC escreveu um longo “desabafo” que é também uma reflexão sobre a forma como os animais são tratados na nossa sociedade, sobre a questão se devemos adotar ou comprar um cão ou um gato e onde fala inclusive sobre a opção de não comer carne.

Um animal ensina-nos muito sobre o amor, a vida, sobre nós, lembra-nós do que é realmente importante! Aproveito este post para fazer um desabafo… não sou contra raças, nem a favor delas, sou contra fábricas de animais e a favor de quem os ama! Um dia destes falaremos sobre o amor e empatia que falta….quando se apregoa o amor pelos animais não podemos ver as coisas apenas em duas dimensões! Como sabem defendo instituições e espaços de abrigo, ajudo de várias formas e sinto que já “adoptei” muitos de várias formas, já resgatei animais, fiz questão de os recuperar a todos os níveis, assumindo custos de treino, recuperação emocional, veterinário e procurar o melhor para eles… Mas também tenho dois amigos que são criadores, conscientes, que respeitam os animais e o seu bem estar, um deles vegetariano, que defende os animais e luta contra maus tratos. Ambos amam os seus animais, como filhos…vivem em casa com eles e não imaginam a vida de outra forma!”, começa por dizer.

“Não é extremismo que vai salvar o planeta é o equilibro!”, escreve de seguida, lançando várias questões sobre o tema:

“Será melhor quem adopta mas todos os dias come carne e contribui para uma indústria de massa, violenta? Ou será melhor quem cria com amor, respeitando os animais e é vegetariano? É melhor quem divulga o trabalho de uma associação ou trabalha nela e com isso salva dezenas de animais mas não quer adoptar, seja por que razão for? Ou é melhor quem adopta um animal, mas nunca ajudou outros? Parece radical…e é, por isso na minha opinião é errado só vermos as coisas a duas cores ou duas dimensões! O bem e o mal existem…tudo o que signifique mau trato, fábricas de animais, onde não há amor e os animais são vistos como coisas que geram dinheiro, onde aqueles animais são tratados como máquinas de reprodução, sem respeito, sem carinho, na maior parte das vezes com mau trato diário, gerando muitas vezes animais doentes tem de acabar, não podemos alimentar isto, temos de ser conscientes, mas não se pode por tudo no mesmo saco, as leis deviam ser rígidas nesse sentido, principalmente quando é óbvio! Ter animais, em associações, em boxes mínimas, de onde muitos não saem até enlouquecer será o melhor? Não haverá outra solução? Mais amor.. Menos julgamentos! A perfeição não existe…podemos tentar chegar lá, mas o equilíbrio será sempre o melhor! Questionarmos as coisas, tentarmos ver todas as perspectivas, ouvir e tentar entender…gosto de ser ativista dos valores que considero certos, não acho que os fundamentalismos nos levem a bom porto! Defendo que todos os animais merecem que se respeitem as suas essências, os seus espaços, a sua integridade, que seja tratados com amor e respeito! Um vegano não é melhor pessoa que um carnívoro…acreditem que conheço vegano e carnívoros incríveis e o contrário também! De que adianta a alguém ser bom para animais e não o ser para os humanos? Será correto? Sou contra touradas mas não desejo mal a ninguém, a minha questão é com a proteção dos animais! Os cães ganham um conflito quando o evitam…quando conseguem sair dele sem nenhum se magoar! Numa luta há sempre perdas e danos…eu quero fazer o bem, tenho os meus ideais, longe de ser prefeita, mas acredito que se queremos respeito temos de respeitar, acredito que o amor e a empatia são as ferramentas certas para trilhar este caminho, punindo e criando leis que punam quem não respeita os valores fundamentais da vida, quem mal trata humanos e animais…não podemos exigir o que não damos! Perdoem-me o texto longo e tanto haveria para falar…porque as coisas não são apenas aquilo…mas hoje, depois de uma partilha que fizeram comigo senti necessidade deste desabafo!

Nos comentários, surgiram de imediato respostas de quem se revê nesta visão da mulher de Daniel Oliveira. Noémia Costa foi uma dessas pessoas, escrevendo: “Não posso estar mais de acordo querida @andreiarodriguesoficial muito falta ao homem aprender comos animais, sobre amor sem esperar nada em troca. Beijinhos”

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Já se vê a barriguinha de grávida de Andreia Rodrigues nesta nova fotografia!

À espera da segunda filha, a apresentadora mostra estar ativa quando o assunto é exercício físico.

Famosos

Andreia Rodrigues mostra a barriga de grávida e confessa: "ser mãe é aceitar as nossas imperfeições"

A apresentadora espera o segundo filho.

Famosos

Andreia Rodrigues sobre "Agricultor" na pandemia: "Tive de gravar voz off no meu quarto enquanto a minha filha dormia"

A apresentadora de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" relatou as principais dificuldades de gravar o programa da SIC em tempos de confinamento.

Mais no portal

Famosos

Sara Matos mostra atividade física que não abre mão durante a gravidez

No terceiro trimestre de gestação, a atriz mostra-se bastante ativa!

Famosos

Cristina Ferreira aposta em vestido com plumas azuis para última eliminatória de "All Together Now"

Uma peça assinada por Micaela Oliveira.

Famosos

Carolina Loureiro e Vítor Kley de férias em Espanha

O casal mostrou fotografias do passeio em Barcelona!

Televisão

Lucas Chumbo sobre desistência de "No Limite": "Eu sabia que não ia melhorar"

O surfista foi o quarto eliminado do reality show da Globo.

Televisão

Audiências: "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" é o programa mais visto do dia

O reality show da SIC consolida-se como o líder de domingo à noite.

Famosos

Liliana Filipa e Daniel Gregório batizam os filhos com festa animada - Veja o vídeo!

O casal fez uma cerimónia de sonho para o batizado de Ariel e Santi.

Famosos

Nasceu a filha de Bruna Quintas e Guilherme Moura

E já há foto da bebé!

Famosos

Isabel Silva: "temos de sentir dor para aprendermos"

Numa conversa com Daniel Oliveira, a apresentadora falou da vida, da carreira, bem como de relacionamentos.

Famosos

Margarida Corceiro despede-se da personagem de "Bem Me Quer"

A atriz deu vida a Constança.

Televisão

Agricultor Zé Luís corre o mundo em busca de uma nova paixão

Já esteve em 23 países e desde que se divorciou, há 17 anos, tem corrido o mundo em busca de um amor. Gastou milhares de euros e até já viveu uma temporada na República Dominicana. Por cá, tem um monte no Alentejo... mas uma vida santa!

Famosos

Daniela Ruah mostra-se realizada com o fim de um recente projeto

Desta vez, atrás das câmaras.

Televisão

Ana Garcia Martins desabafa: “Espero anos melhores”

A “Pipoca Mais Doce” não foi, até ao momento, convidada para ser comentadora do novo reality show da TVI. Entretanto, o “ex” já assumiu um novo amor...