Na noite da última segunda-feira, dia 2 de novembro, depois do Primeiro Ministro António Costa e do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa falarem na intenção de decretar um novo Estado de Emergência em Portugal, Catarina Furtado manifestou-se nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19.

A apresentadora da RTP fez um apelo aos portugueses para que respeitem as medidas de contenção do novo coronavírus, e mostrou-se preocupada com as consequências que um novo confinamento podem trazer a certos setores da sociedade.

“Existe uma pandemia. Ninguém pode negar. Vamos ser sensatos. Vamos cumprir e ao mesmo tempo espalhar optimismo porque não podemos ficar dentro de uma bolha de tristeza, medo, insegurança, desconfiança, discriminação”, começou por escrever Catarina. “Vamos ter os cuidados que nos aconselham para não colocar em risco as vidas sãs mas também todas as outras, de pessoas que já estão doentes com diferentes patologias e que devido à pressão na área da saúde, por causa do Covid, ficarão em risco.”

Catarina Furtado então falou sobre a necessidade de readaptação ao “novo normal”: “Vamos encontrar maneiras de fazer diferente. Já vi tanta gente, em Portugal e no Mundo, a adaptar-se a condições tão mais exigentes e indignas. Onde os seus direitos e liberdades são permanentemente violados. Que não se comparam com o colocar sempre a máscara, circular o mínimo possível, higienizar as mãos, utilizar as tecnologias para evitar deslocações.( mesmo ao nível da saúde) e manter a distância social.”

A apresentadora também pede a ajuda da população para superar a crise. “Mas não vamos deixar de viver e de espalhar amor e solidariedade, apoiando, se possível, quem mais sofre o impacto, a todos os níveis, desta crise. Isso é mesmo o mais importante!”

“Há alguma desordem no sistema, nas informações com contradições, há. Mas temos de fazer a nossa parte, e quando o fazemos, sentimos uma extraordinária sensação!”, escreve Catarina, que agradece os profissionais de saúde pelo trabalho durante a pandemia, e termina a defender o setor da cultura, que foi um dos mais afetados pelas restrições durante a pandemia: “Obrigada aos profissionais de saúde que poēm uma pausa nas suas vidas para cuidar das nossas. Ah!!! E só para relembrar: a CULTURA É SEGURA!!”

Recorde-se que no sábado, dia 31 de outubro, o governo divulgou novas medidas a serem implementadas a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de novembro. O dever cívico do recolhimento domiciliário é uma das medidas aplicadas aos 121 concelhos com maior número de casos, mas espetáculos culturais devem continuar a acontecer e estão incluídos na lista de exceções para circulação.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Catarina Furtado mostra-se uma mãe orgulhosa no dia do aniversário do filho

João Maria assinalou dia 27 o seu 13º aniversário.

Famosos

José Castelo Branco defende Catarina Furtado de críticas de Maria Vieira

"Ganhe juízo e poupe-me minimamente. PINDÉRICA!"

Famosos

Catarina Furtado "responde" a provocação de Maria Vieira

Depois de Dolores Aveiro, Cristina Ferreira e Diogo Piçarra, a apresentadora da RTP foi alvo das críticas mordazes da atriz

Mais no portal

Dá que falar

4 hinos para apoiar a seleção nacional no Euro 2020

Portugal estreia-se na competição a 15 de junho e não faltam canções para celebrar a equipa!

Televisão

Tensão em "Bem Me Quer": Lara envenena Henrique

A irmã de Artur está a matar o namorado, mas desta vez há quem a veja a pôr um estranho pó na bebida que entrega ao pai de Maria Rita

Dá que falar

O Holofote faz dois anos! Veja os artigos mais populares dos últimos 12 meses

No dia do nosso aniversário, recorde alguns dos temas que mais deram que falar!

Televisão

Vingança em "A Serra": Carlota invade moinho de Fátima e rasga todas as sacas de farinha

A empresária descobre que a rival conseguiu o seu ADN e mandou fazer um teste, ficando furiosa. Mais uma vez, prejudica o negócio da pastora para mostrar o seu poder

Televisão

Ana Palma: Agricultora tem vida marcada por violência, álcool e separações

Aos 36 anos, sonha ser mãe e é no campo que se sente feliz, mas, por detrás do sorriso, esta alentejana esconde um passado infeliz no amor e com muitas desilusões, que incluem situações mais delicadas….

Televisão

Trégua em "Festa é Festa": Tomé propõe aliança a Bino

Ao perceber que a imigrante pode vencer as eleições para a Comissão de Festas, o dono do café quer juntar-se ao rival para a combater, mas o presidente da junta acaba por o trair com... São!

Televisão

Tragédia em "Amor, Amor": Cátia incendeia quarto de Bruno

Veja as imagens!

Famosos

Herman José e Cristina Ferreira juntos na Madeira

Os apresentadores estão a aproveitar uns dias na ilha e há vídeo dos dois juntos!

Famosos

Cristina Ferreira e Diana Chaves apostam no mesmo modelo de jumpsuit - Saiba quanto custa!

Mais uma vez as apresentadoras mostram muito estilo ao escolherem uma peça de roupa igual.

Famosos

Ana Guiomar e Diogo Valsassina celebram data especial

Após comemorarem 15 anos de namoro, houve mais um dia marcanta para o casal.

Famosos

Leonor Poeiras aplaudida por esta famosa apresentadora

Saiba de quem se trata, bem como o motivo do elogio.

Famosos

As críticas ao desempenho de Júlia Palha como apresentadora

A jovem estreou-se fora da representação na SIC.