Foi há cerca de um ano que Ângelo Rodrigues foi internado de urgência no Hospital Garcia de Orta, em Almada, com uma infeção grave na perna esquerda. Aproximadamente dois meses depois o ator deixou o hospital e começou a documentar toda a sua recuperação. E neste domingo, 13 de setembro, o público começou a assistir ao documentário preparado pela SIC que promete contar toda a história desde a infeção, passando pelo internamento e o tratamento, até a recuperação de Ângelo Rodrigues.

E pela primeira vez o ator falou abertamente sobre os dias que precederam o internamento. Ângelo revelou que quando gravou a sua participação no programa de Iva Domingues no “Canal 11” já estava a sentir os sintoams da grave infeção na perna. “Houve um episódio no último dia, era um talk show aque eu estava a fazer, e tínhamos alguns convidados passados pelo dia. Do segundo para o terceiro convidado havia umas duas horas de descanso. E eu só pedi para que nessas duas horas de descanso para ficar numa sala sozinho sentado no chão e sem fazer nada. Só para conseguir recuperar e me acordarem 15 minutos antes de gravar”.

O ator então revela que afinal foi da gravação do programa diretamente para as urgências: “Eu estive essas duas horas a tremer e 15 minutos antes vêm chamar-me, três pessoas. E perguntam: Ângelo estás pronto? Eu levanto-me e assim que eu me levanto eu vomitei tudo que eu tinha dentro de mim e ficaram todos boquiabertos a olhar para mim: ‘Consegues fazer este programa?’ E a minha resposta foi categórica: claro que sim. Mas só deixaram-me fazer o programa na condição de quando acabasse ir a um hospital. E foi isso que eu fiz.”

Segundo Ricardo Souto, médico de cirurgia geral, o ator chegou no hospital em estado muito grave.“Fui chamado na estação de reanimação, era um jovem que estava numa situação muito complicada.” Catarina Diniz, médica cirurgiã plástica, explica: “O Ângelo foi internado no Hospital Garcia de Orta em choque séptico, devido a uma infeção necrotisante do membro inferior esquerdo. É uma infeção bacteriana rara e grave nos tecidos subcutâneos silenciosamente agressiva e que evolui rapidamente. Manifesta-se inicialmente por uma dor localizada e exagerada com sinais inflamatórios, febre, sintomas semelhantes a uma gripe. (…) Tem uma taxa de mortalidade de cerca de 30%. Foi logo iniciada a terapêutica antibiótica e submetido à cirurgia pela equipa de cirugia geral.”

Veja a análise ao documentário feita pelos nossos jornalistas na “Conversa na Redação” desta semana.

Sintomas gripais

Ângelo Rodrigues disse que no início não achou que a infeção seria tão grave. “Inicialmente eram sintomas gripais… Depois, isso é interessante porque tenho que fazer um rewind de todo esse episódio que foi traumatizante. Comecei a ficar com dificuldades para andar e eu estava a trabalhar na altura e então nesse embalo, nunca me preocupei comigo. Já com estas dificuldades em andar, achava que conseguia dar à volta a isso. Procurei uma farmácia porque tentei primeiro com um antibiótico para ver se passava. Não passava. Fiquei a saber que os efeitos do antibiótico só por volta do terceiro dia é que se começam a manifestar… Então eu passei uma semana, essa janela de tempo, na expetativa do antibiótico se manifestar, então os três dias passaram e eu só piorava.

Foi quando Ângelo Rodrigues foi ao hospital: “Fui às urgências, fizeram os testes, as análises. Deram a possibilidade de ir para casa e ser assistido em casa. As dores foram piorando, um enfermeiro ia uma vez por dia à minha casa, e chegou um ponto em que eu estava praticamente acamado. E ao estar acamado e começaram a administrar-me morfina e já nem conseguia comer sólidos. Resultadoo: um inchaço gigantesco que se começou a formar na lateral da minha perna.” O ator explicou que continuou a trabalhar, mesmo com tudo o que estava a sentir. Em frente às câmaras, Ângelo não mostrava dor ou mal estar.

Recorde-se que Ângelo Rodrigues foi internado no dia 22 de agosto de 2019. Em tempo recorde foi submetido a várias cirurgias. “Fui operado sete vezes, cinco em coma e as outras duas já consciente do que se estava a passar”, revelou em entrevista a Cristina Ferreira, em dezembro de 2019. O ator ainda ficou em coma induzido por cerca de quatro dias e teve o risco de ter a perna amputada. Um tratamento inovador em câmara hiperbárica terá sido responsável pela rápida recuperação de Ângelo Rodrigues.

Já este ano, em maio, o ator voltou a ser operado à perna esquerda para evitar complicações no futuro: “Hoje inicio a segunda fase de reconstrução da minha perna. Esta que sapateou entre a vida e a morte, vai mais uma vez ser salva ao tentar-se reduzir os 27 cm do enxerto cravado na minha pele”, disse. Recorde os principais momentos do internamento e da recuperação de Ângelo Rodrigues, no vídeo.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Ângelo Rodrigues fala pela primeira vez sobre a causa da infeção que o deixou à beira da morte

O ator ficou internado em estado grave por muitos dias e correu o risco de perder a perna esquerda.

Famosos

Ângelo Rodrigues celebra aniversário em direto na SIC

O ator faz esta quarta-feira 33 anos.

Famosos

Já há imagens do documentário sobre a recuperação de Ângelo Rodrigues

O filme promete trazer todos os pormenores sobre o internamento e a recuperação do ator.

Mais no portal

Famosos

Vanessa Martins: "Nunca foi minha intenção ofender com o uso da palavra 'desleixada'"

Depois de gerar muitos comentários negativos nas redes sociais, a empresária decidiu explicar o termo usado.

Televisão

Fortes emoções em"Nazaré": Rui rapta e tortura Nazaré

Veja as imagens exclusivas!

Televisão

Sandra desisitiu da repescagem do "Big Brother" - TVI vai ressarcir os telespectadores que votaram

Entenda!

Famosos

Esta novidade pode fazer Carolina Loureiro perder a atenção de Vitor Kley

"Comprei a minha própria guerra", diz a atriz. Entenda!

Famosos

Cláudio Ramos recorda encontro com Manuel Luís Goucha há 20 anos: "a ele que disse pela primeira vez que queria fazer isto"

O próximo apresentador das manhãs da TVI fala do momento marcante do início da carreira.

Famosos

Luciana Abreu faz acusações chocantes em processo contra o ex-marido

Na reta final do julgamento do divórcio sem consentimento de uma das partes e alguns dias antes das alegações finais, a estrela da SIC acrescentou dados bombásticos ao processo! Luciana acusa o ex-companheiro de a violar e de consumir substâncias ilícitas

Televisão

Cristina Ferreira e Pedro Teixeira juntos em programa diário na TVI

Tudo sobre o segredo mais bem guardado!

Dá que falar

Juliana Paes está a incendiar as redes sociais com estas fotografias - e até Rita Pereira reconhece!

A atriz brasileira está de férias nas Maldivas e tem partilhado imagens muito sensuais!

Televisão

Cláudio Ramos mostra-se feliz com futuro na TVI

Depois de muito suspense e alguma incerteza do público sobre o destino do apresentador, o novo programa foi apresentado!

Famosos

Rita Pereira apresenta novo membro da família!

A atriz tem uma grande novidade.

Famosos

Sónia Araújo completa 50 anos! Recorde a carreira da apresentadora em imagens

A frente do "Praça da Alegria" há 25 anos, veja alguns dos principais momentos de Sónia Araújo na televisão e não só!

Famosos

Morreu o pai de Maria João Abreu

"A tua partida deixa um vazio enorme no meu coração", lamenta a atriz.