Numa altura em que nas salas de cinema portuguesas vai estrear um filme com ela, Alba Baptista anda nas bocas do mundo devido ao seu papel de protagonista na série da Netflix “Warrior Nun”. Aos 23 anos, a atriz é número 1 no ranking do IMDB, sendo a personalidade mais pesquisada nesta plataforma, e tem a crítica, nacional e internacional, rendida ao seu talento. Filha de mãe portuguesa e pai brasileiro, Alba tem dupla nacionalidade. Nasceu em Lisboa no dia 10 de julho de 1997 e sempre quis ser artista, embora outras áreas tivessem chamado a sua atenção antes da representação. Além do português, a jovem é fluente em alemão, inglês, francês e espanhol. Trunfos para a internacionalização a que agora estamos a assistir.

Em conversa com Rui Unas, no seu programa online “Maluco Beleza”, a atriz revelou como lida com o êxito que está a alcançar e toda a atenção que recebe com a sua Ava em “Warrior Nun”. “Já perdi a conta às entrevistas que dei”, disse Alba, explicando como foi o processo até chegar ao papel principal desta série: “Já estava a tentar internacionalizar a carreira há algum tempo, só que, naturalmente, é difícil vencer lá fora, sermos vistos. Houve um dia que, por sorte minha, um agente irlandês viu o meu showreel [vídeo de poucos minutos com vários clipes do seu trabalho] e convidou-me para um festival europeu de cinema”. Aí, Alba, que se sentou com diretores de casting do mundo inteiro que com ela conversaram, conheceu uma dessas profissionais que apostou em si. “Ela olhou para mim e disse que achava que eu ia funcionar, que tinha o perfil.” Foi-lhe enviado um casting, já de cenas de “Warrior Nun”, e pedido para fazer uma self tape (audição gravada e editada pela própria atriz), na qual contou com a ajuda dos colegas portugueses Joana Ribeiro e Nuno Lopes, que também estavam no festival. A partir daí… foi o salto!

“Foi sorte e trabalho, na verdade. O universo abriu ali uma porta”, adiantou sobre esta série, acrescentando: “Uns dias depois de ter mandado a self tape, o criador da série, Simon Barry, ligou-me e disse: Todos nós vimos, aqui na sala de reuniões, e queremos-te, sabemos que és tu, mas ainda não convencemos a Netflix. Porque eles não te conhecem, não tens magnitude lá fora… Vais ter de provar mais o teu sentido de humor. Tive de provar o meu valor um pouco mais e lembro-me que foi por volta das 11 da noite que o Simon me ligou a chamar-me Warrior Nun”. Aposta ganha e responsabilidade acrescida? “Isto pode abrir portas para futuros projetos, que era o que gostava que acontecesse. Por outro lado, há que relativizar, porque se puser essa pressão em mim e nesta produção… poderia tudo desmoronar. Quanto mais pressão pomos, mais deixamos o nosso ego liderar-nos. É importante estarmos em controlo de nós mesmos, porque é muito fácil deixarmo-nos levar.”

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Série da Netflix com Alba Baptista estreia nesta quinta-feira, dia 2

A atriz portuguesa de 22 anos é a protagonista de "Warrior Nun"

Famosos

Alba Baptista é protagonista de série internacional

"Warrior Nun" estreia a 2 de julho na Netflix

Televisão

Alba Baptista atacada por pedófilo

A atriz da novela 'A Impostora' faz revelação chocante.

Mais no portal

Famosos

Saiba quanto custa o fato de banho de Maria Cerqueira Gomes que está a causar furor nas redes sociais

A apresentadora da TVI está a passar férias no Algarve.

Televisão

Saiba quanto Cristina Ferreira vai pagar pelas ações da TVI

Além de diretora de programas da estação de Queluz, a apresentadora será também acionista no grupo Media Capital.

Famosos

Cláudio Ramos revela: "Desde miúdo que tenho medo da água"

Uma confissão que surge com uma mensagem de coragem. Não só para este receio como para como encara todos os desafios na vida.

Famosos

Nem vai acreditar no motivo para Fafá de Belém ter ido vestido de noiva a casamento enquanto convidada

A artista ri do episídio. Mas a noiva não achou graça à situação.

Famosos

Vítor Kley fala do início do namoro com Carolina Loureiro

Uma história que deu origem a uma música romântica.

Famosos

Cláudia Vieira encantada com troca de carinho entre a filha mais nova e o cão da família

Caetana, de oito meses, adora as atenções de Yoshi.

Famosos

Catarina Gouveia mostra imagens da casa que comprou

A atriz está entusiasmada por esta ser a primeira vez que adquire um imóvel.

Famosos

Daniela Ruah quer regressar a Portugal - mas não consegue

A atriz está a viver nos EUA com a família.

Televisão

Nuno Santos fala sobre futuro de Maria Cerqueira Gomes na TVI

O diretor-geral da estação de Queluz acaba com os rumores.

Televisão

Tatiana de "Casados à Primeira Vista" já experimenta vestidos de noiva

Ainda não há data, mas já há vestido. Os dois ex-concorrentes da experiência social da SIC vão voltar a trocar juras de amor!

Famosos

Daniela Melchior, Diogo Infante e Pedro Lamares juntos na TVI

A atriz portuguesa regressa à nossa TV, após participar em “Esquadrão Suicida”, para uma nova minissérie do canal de Queluz de Baixo

Famosos

Todos os visuais de Maria Botelho Moniz na primeira semana de "Você na TV!"

A apresentadora mostrou um estilo próprio nos looks usados no programa da TVI!