Na última semana os feeds do Instagram foram inundados por fotografias a preto e branco de mulheres. Muitas famosas aderiram ao movimento mundial pelo empoderamento feminino, tal como Cristina Ferreira, Tânia Ribas de Oliveira, Catarina Furtado e Sónia Araújo.

“Desafio aceite”, é o que diz o texto que a maioria das mulheres que aderiram ao movimento publicaram. O objetivo é partilhar uma fotografia a preto e branco, com o intuito de exaltar a beleza, a força e as qualidades femininas, independentemente dos padrões de beleza estipulados pela socidade – e foi esta a mensagem deixada pelas famosas portuguesas nas publicações feitas na rede social.

Porém, não se sabe ao certo o real motivo para o movimento ter começado. Há quem acredite que o discurso da congressista norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez tenha gerado a onda de publicações feministas na rede social. Entretanto, Rui Unas chamou a atenção para outra possível origem do movimento.

O ator publicou uma fotografia em preto e branco vestido de mulher. Primeiro fez uma piada com o movimento, para depois falar da motivação real.

“Desafio aceite. Para todos os homens que respeitam mulheres mas que sobretudo ficam umas gatonas com uma maquilhagem básica e que pensam: “fazia-me mas fazia-me bem, sua empoderada e sexy e independente mulherona que sou”
.
Agora a sério, vamos ser honestos. As mulheres (e homens) não perdem uma oportunidade se houver uma justificação para partilharem fotos bonitas. Neste caso, a preto e branco. Mulheres de todo o mundo desafiam outras a juntarem-se à causa do “empoderamento” feminino. Nada contra, antes pelo contrário. Entretanto, não é certo que o motivo do início deste movimento tenha sido o feminicídio atroz que acontece na Turquia. Este ano, já foram 27 mulheres vítimas de misoginia. Grupos activistas manifestam-se para que a convenção de Istambul se cumpra e se comece a condenar os agressores e proteger as vítimas. Mas é esta a causa que agora alegadamente se revela da enorme quantidade de fotos de mulheres a preto e branco nas redes sociais (as mulheres vítimas na Turquia costumam ser retratadas a preto e branco nas redes sociais). Infelizmente, Portugal também não é propriamente o melhor exemplo de condenação dos que perpetram estes crimes. Dito isto, seja qual for a motivação mais ou menos informada, mais ou menos genuína, acredito que caminhamos para um mundo menos misógino. É uma inevitabilidade, desde que não paremos de denunciar e criminalizar quem vive ainda em 1950 no que à igualdade de género diz respeito.”

Circula na internet uma outra razão para o movimento ter iniciado: os altos números de feminicídio na Turquia. Na verdade não é claro se o desafio começou mesmo no país, mas ganhou proeminência depois que mulheres turcas começaram a partilhar fotografias em preto e branco para alertar para o problema. O movimento passou a representar as mulheres na Turquia e celebridades internacionais como Jessica Biel e Christina Aguilera mostraram apoio à campanha. Pelo menos 474 mulheres foram assassinadas na Turquia em 2019, de acordo com o grupo de defesa dos direitos da mulher que desenvolveu a plataforma “Vamos acabar com o feminicídio”.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Saiba quanto custa o fato de banho de Maria Cerqueira Gomes que está a causar furor nas redes sociais

A apresentadora da TVI está a passar férias no Algarve.

Televisão

Saiba quanto Cristina Ferreira vai pagar pelas ações da TVI

Além de diretora de programas da estação de Queluz, a apresentadora será também acionista no grupo Media Capital.

Famosos

Cláudio Ramos revela: "Desde miúdo que tenho medo da água"

Uma confissão que surge com uma mensagem de coragem. Não só para este receio como para como encara todos os desafios na vida.

Famosos

Nem vai acreditar no motivo para Fafá de Belém ter ido vestido de noiva a casamento enquanto convidada

A artista ri do episídio. Mas a noiva não achou graça à situação.

Famosos

Vítor Kley fala do início do namoro com Carolina Loureiro

Uma história que deu origem a uma música romântica.

Famosos

Cláudia Vieira encantada com troca de carinho entre a filha mais nova e o cão da família

Caetana, de oito meses, adora as atenções de Yoshi.

Famosos

Catarina Gouveia mostra imagens da casa que comprou

A atriz está entusiasmada por esta ser a primeira vez que adquire um imóvel.

Famosos

Daniela Ruah quer regressar a Portugal - mas não consegue

A atriz está a viver nos EUA com a família.

Televisão

Nuno Santos fala sobre futuro de Maria Cerqueira Gomes na TVI

O diretor-geral da estação de Queluz acaba com os rumores.

Televisão

Tatiana de "Casados à Primeira Vista" já experimenta vestidos de noiva

Ainda não há data, mas já há vestido. Os dois ex-concorrentes da experiência social da SIC vão voltar a trocar juras de amor!

Famosos

Daniela Melchior, Diogo Infante e Pedro Lamares juntos na TVI

A atriz portuguesa regressa à nossa TV, após participar em “Esquadrão Suicida”, para uma nova minissérie do canal de Queluz de Baixo

Famosos

Todos os visuais de Maria Botelho Moniz na primeira semana de "Você na TV!"

A apresentadora mostrou um estilo próprio nos looks usados no programa da TVI!