O caso chegou à barra dos tribunais há dois anos mas só agora é que se tornou do conhecimento público que Cláudio Coelho, de 32 anos, está envolvido no processo “Jogo Duplo”, um caso relacionado com a viciação de resultados no futebol português. De acordo com o despacho da Acusação do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, o ex-concorrente da sexta edição de “Casa dos Segredos” é um dos 27 arguidos e está acusado, em coautoria material e na forma consumada, de um crime de corrupção ativa em competição desportiva.

Segundo consta do processo, o crime foi cometido a 28 de agosto de 2015, pelas 21.15 horas. “Via WhatsApp, Cláudio Coelho ofereceu a João Pedro Carvalho, jogador de futebol do Clube Oriental de Lisboa, e a Daniel Almeida, também jogador desse clube, 12 mil euros a cada um para facilitarem a derrota desse clube em jogo da época 2015/2016 em que participassem, metade a pagar antes e a outra depois do jogo, assim como 6 mil euros por cada penálti que cometessem no decurso do mesmo.” A mensagem, que foi recuperada do telemóvel de Cláudio Coelho e que está transcrita no processo, não deixa margem para dúvidas. “Boa noite, mano! Espero que estejas bem. Como o prometido é devido e não gosto de falhar com a palavra, tenho 12 k para ti, mais 12 k para o Dani, para um próximo jogo. 50% antes e 50% depois. Vocês merecem o resto que entraram 6 k mais 6 k por penalty. Se tiveres interessado. diz-me algo. Abraço!”, pode ler-se.


De acordo com o que a  revista TvMais apurou, o objetivo do antigo participante do reality show era conseguir fazer dinheiro com apostas on-line, um ofício a que se dedicava na altura em que participou no programa da TVI. Aliás, o crime aconteceu sensivelmente um ano antes de o jovem entrar na casa mais vigiada do país com o segredo: “Dormi no quarto do Cristiano Ronaldo.Na época, Cláudio deu a entender que teve um relacionamento com Katia Aveiro, algo que a irmã de CR7 nunca confirmou. Com base no diploma relativo ao regime jurídico de responsabilidade penal por comportamentos antidesportivos, “quem, por si ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, der ou prometer a agente desportivo, ou a terceiro com conhecimento daquele, vantagem patrimonial ou não patrimonial, que lhe não seja devida, com o fim indicado no artigo anterior, é punido com pena de prisão de um a cinco anos”.

O que quer dizer que, em última instância, Cláudio Coelho arrisca passar meia dezena de anos atrás das grades. A leitura do acórdão do julgamento, na qual se ficaria a conhecer a pena dos 27 arguidos, estava prevista para 31 de janeiro, mas foi adiada para as 14 horas do dia 28 de fevereiro devido à alteração não substancial de factos promovida pelo coletivo de juízes. “Há alguns factos, vários, que poderão, face à prova produzida em julgamento, à prova que consta do processo, à prova documental, às escutas, ser suscetíveis de eventual redação diferente relativamente àquela que consta da [despacho de] pronúncia”, explicou à imprensa o presidente do coletivo de juízes, Luís Ribeiro.


Contactado pela revista TvMais, Cláudio Coelho foi parco em palavras, mas fez questão de deixar clara a sua posição e o seu estado de espírito no que ao processo “Jogo Duplo” diz respeito. “Quero dizer apenas o mesmo que o juiz irá decretar no dia 28: que sou inocente dos factos que me são imputados”, afirmou o jovem, mostrando-se, assim, muito confiante na sua absolvição.

Texto publicado originalmente na edição n.º 1412 da revista TvMais. 

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Afinal, João Félix traiu Margarida Corceiro? Eis o que as mensagens realmente revelam!

Mensagens polémicas entre o jogador e uma espanhola começaram a circular na internet.

Famosos

Nasceu o filho de Benedita Pereira

Álvaro já chegou ao mundo.

Famosos

Cristina Ferreira aposta em vestido com padrão a preto e branco - saiba quanto custa

A apresentadora das manhãs da SIC escolheu um visual fresco e a chamar a Primavera.

Famosos

Joana Ribeiro deslumbra em festival de cinema em Berlim

Para o evento internacional, a atriz escolheu usar um vestido de um criador português.

Televisão

Em "Nazaré", Toni e Matilde em choque ao verem Nazaré em paragem cardíaca

A pescadora da novela da SIC fica em risco de morrer.

Famosos

Marco Costa faz declaração de amor ternurenta a Vanessa Martins

O pasteleiro prova ser um homem apaixonado.

Famosos

Isaac Alfaiate revela talento escondido nos bastidores de "Quer o Destino"

Parece que o ator é o "fotógrafo oficial" da nova novela da TVI!

Famosos

Sandra de "Casa dos Segredos" está grávida

A ex-concorrente de "Casa dos Segredos" e João Rodrigues esperam o segundo rebento.

Famosos

José Mata faz bonita declaração a Isabela Valadeiro depois de festa surpresa

A atriz preparou uma surpresa de aniversário ao namorado, que fez questão de fazer um longo e amoroso agradecimento.

Famosos

Inês Castel-Branco e Pedro Sousa terminam o namoro

A informação foi confirmada no "Passadeira Vermelha"

Televisão

Aqui está o primeiro vídeo promocional de "Big Brother 2020" com Cláudio Ramos

O reality show da TVI tem estreia marcada para março.

Famosos

Rita Pereira aposta em acessório da mesma criadora de famosa coroa de Cristina Ferreira

Qual ficou melhor?