A família real britânica está a ser acusada de oportunismo e exploração da imagem da princesa Charlotte, filha mais nova do príncipe William e de Kate Middleton. Com apenas 1 ano e 11 meses, a princesa já vê o seus rosto num vasto rol de produtos temáticos do Palácio de Buckingham.
A princesa é apenas o mais recente alvo da intensa campanha comercial da Monarquia britânica, que disponibiliza para venda inúmeros produtos baseados em figuras reais. Menções à rainha Isabel II, Henrique VIII ou à princesa Ana são recorrentes nas lembranças e acessórios vendidos com o selo real.
O facto de se tratar de uma criança, no entanto, torna o caso mais premente: na loja do Palácio de Kensington, por exemplo, encontram-se bonecos, bolas, tiaras, toalhas e outros acessórios temáticos da princesa, incluindo um vestido para criança cuja descrição enuncia: “Imagina-te passeando pelos corredores do Palácio de Kensington como a Princesa Charlotte com este encantador vestido de princesa”.
Por se tratar de uma menor sem capacidade de opinar sobre o assunto, têm surgido críticas de oportunismo por parte do palácio de Buckingham pelo lucro que estão a fazer a partir da imagem e nome da princesa Charlotte. A família real não se manifestou sobre o assunto.
Filha dos duques de Cambridge, William (34) e Kate (35), Charlotte é neta do príncipe Charles (68) e da falecida princesa Diana, a quinta bisneta da rainha Isabel II e a quarta na linha de sucessão do trono, depois do avô, pai e do irmão George, de 3 anos.